top of page

Autocrítica negativa: Se dê a chance de errar.

  • Foto do escritor: Edila Paula Viana
    Edila Paula Viana
  • 17 de out. de 2024
  • 1 min de leitura

A autocrítica é uma habilidade que pode ajudar a melhorar nosso desempenho e alcançar nossos objetivos. No entanto, quando a autocrítica se torna excessiva e negativa, pode nos deixar desmotivados e prejudicar nossa autoestima.

Um ensinamento importante é aprender a identificar quando a autocrítica é construtiva e quando é prejudicial.


A autocrítica construtiva nos ajuda a reconhecer nossas fraquezas e encontrar maneiras de melhorar. Por outro lado, a autocrítica negativa é caracterizada por pensamentos como "eu nunca sou bom o suficiente" ou "eu sou um fracasso". É importante identificar esses pensamentos negativos e questioná-los, em vez de aceitá-los como verdades absolutas.


Outra maneira de lidar com a autocrítica negativa é praticar a autocompaixão. Isso significa tratar a si mesmo com a mesma gentileza e compaixão que você trataria um bom amigo. Em vez de se punir por seus erros, tente se consolar e se encorajar a continuar tentando. Lembre-se de que é normal cometer erros e que o fracasso faz parte do processo de aprendizado. Ao praticar a autocompaixão, você pode aumentar sua resiliência e melhorar sua autoestima.


Psi Edila Oliveira

CRP 06/63498




 
 
 

コメント


  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Psicóloga Edila Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page