top of page

Ansiedade e a necessidade de controlar tudo.

  • Foto do escritor: Edila Paula Viana
    Edila Paula Viana
  • 19 de fev. de 2022
  • 2 min de leitura

Muitas pessoas que sofrem com ansiedade tem uma característica em comum, a necessidade de controlar as situações e evitar que elas saiam do esperado.


Além das situações, alguns tentam controlar os pensamentos, sensações e emoções. A pessoa tenta suprimir qualquer pensamento intruso repetindo para si mesma: "Pare com isso", " Eu não deveria estar pensando nisso".


Por exemplo: A pessoa tem uma prova no dia seguinte e quer ter certeza de que se sairá bem, então começa a revisar mentalmente todos os pontos da matéria que estudou, tenta adivinhar o que o que vai ser perguntado, tenta ver se não está esquecendo nada e isso só o deixa mais ansiosa. Pois, percebe que não consegue saber se o resultado da prova vai ser positivo.

Tentar se controlar é algo que não funciona! Porque quanto mais tentamos controlar a ansiedade mais ansiosos ficamos!


O que temos que fazer é nos libertarmos dessa necessidade de controlar tudo ao nosso redor.


Quer ver um exemplo? Quando estamos aprendendo a nadar, antes de sair batendo os braços e pernas de modo desajeitado e sem fôlego, primeiro temos que aprender a boiar. Aprendemos primeiro a relaxar o corpo e perceber que podemos ficar na superfície da água sem afundarmos para depois coordenar os movimentos das pernas, braços e a respiração.


Para diminuir o desconforto de controlar as situações:


1. Faça uma pausa e observe:


Ao invés de tentar controlar os pensamentos intrusivos que te deixam maluco, dê uma pausa e observe o ritmo de sua respiração, se ela estiver mais rápida do que habitualmente, respire com calma, concentre a sua atenção na sua respiração, sinta o ar que entra e sai de seus pulmões. Depois observe tudo o que estiver fora de você, tipo: “O dia está um pouco nublado, há muitas coisas na minha mesa, vejo uma fotografia na parede.” Observe. Não controle.


2. Mergulhar:

Você já esteve na praia e já observou o quanto é difícil se manter de pé quando a onda bate em você a uma determinada altura do seu corpo? O que você faz então? Mergulha por baixo dela! A onda passa por você se diverte com ela!

Deixe que a tensão e os pensamentos fluam por você! Não tente controlar, assim como não é possível controlar as ondas do mar.


Ao invés de ficar tenso, você deixa que seus músculos relaxem.

Expire e relaxe.

Você flutua e abandona a necessidade de controlar!


Psicóloga Edila Paula Oliveira Viana

CRP 06/63498

 
 
 

Comments


  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Psicóloga Edila Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page