Ansiedade pode matar?
- Edila Paula Viana
- 18 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Existe muita polêmica em torno desta dúvida.
Muitas pessoas sentem medo de morrer durante uma crise de ansiedade e isto é compreensível por causa das sensações físicas que a crise de ansiedade pode causar, vou te explicar o porquê.
Durante uma crise de ansiedade o nosso corpo libera adrenalina que é um neurotransmissor responsável por nos preparar para lutar ou fugir diante de um perigo ou ameaça. Então, para se preparar para esta situação essa adrenalina faz com que o nosso coração dispare, nosso corpo sue frio, temos a sensação de formigamento nas extremidades do corpo, respiração mais rápida, sensação de enjoo, tontura e sensação de desmaio. Além do mais a pessoa, fica em um estado de mais alerta, parecendo assustada e inquieta. Associado ao medo, estresse elevado é natural que a pessoa pense que pode morrer.
Uma crise de ansiedade dura em média de 20 a 40 minutos e a adrenalina tende a diminuir dentro deste período, independente da pessoa tomar alguma medicação ou não. Quando estas sensações são disparadas exclusivamente pela ansiedade o nosso corpo sozinho volta ao estado normal de funcionamento.
Então uma crise de ansiedade por si só, não é capaz de matar.
Mas, não está errado buscar ajuda profissional quando sentir estes sintomas, pelo menos na primeira vez em que estiver sentindo, porque afinal de contas você não sabe o que está acontecendo com você e talvez precise realizar exames médicos para descartar outros problemas de saúde.
Agora, se a pessoa já possui outras condições de saúde como por exemplo, hipertensão, e não trata este problema, obviamente que quando ela tiver uma crise de ansiedade a sua pressão arterial irá subir. e ela precisa tratar este problema também.
A ansiedade pode ser tratada e a pessoa pode melhorar muito a sua qualidade de vida, procure um psicólogo ou psiquiatra.
Psi Edila Paula Oliveira Viana
CRP 06/63498

Commentaires