top of page

Comer para aliviar as emoções

  • Foto do escritor: Edila Paula Viana
    Edila Paula Viana
  • 2 de jul. de 2021
  • 1 min de leitura

Muitas pessoas acabam comendo para aliviar uma emoção. Se estão felizes, comem. Se estão angustiadas, comem. Ao fazer isso a pessoa etá tentando regular a sua emoção através da comida.

O ato de comer leva a liberação de substâncias que dão a sensação de prazer ao corpo. Isso é importante para que sejamos estimulados a nos alimentar, se não fosse isso morreríamos de fome. Este mecanismo que regula a sensação de prazer após comer se chama sistema de recompensa.


Em algumas situações em que a pessoa se sente angustiada ou triste ela pode querer usar esse mecanismo para ter uma sensação de alívio. Isso é chamado "comer emocional", como as emoções negativas são desagradáveis de sentir, a pessoa recorre a comida para tentar se sentir melhor de alguma forma. A pessoa acaba ingerindo grandes quantidades de alimentos para tentar regular as suas emoções.


Para melhorar isso, ou seja, diminuir o o consumo de alimentos e encontrar uma forma mais eficaz de regular as suas emoções é preciso que a pessoa amplie o seu repertório de estratégias comportamentais.


Como assim?


Ao sentir o desconforto emocional a pessoa pode:


- Fazer caminhada

- Andar de bicicleta

- Ler um livro

- Assistir um filme


Descobrir o que mais faz sentido e funciona para ela.


 
 
 

Σχόλια


  • Instagram
  • Facebook

©2021 por Psicóloga Edila Oliveira. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page