Como é o tratamento para a Ansiedade?
- Edila Paula Viana
- 5 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
A ansiedade é muito importante para todos nós e não temos como eliminá-la, ela nos ajudar a ver o que é importante e nos ajuda na motivação e na tomada de decisões.
Algumas vezes usamos a palavra ansiedade para descrever um estado de nervosismo que podemos sentir diante de uma situação desconhecida que está prestes a acontecer, como uma viagem ou uma entrevista de emprego. Neste caso, ela não é vista como algo negativo, mas como uma expectativa de algo novo e muitas vezes até aguardado.
Mas também se refere aos diferentes tipos e mais persistentes de ansiedade, que chamamos de transtornos, como fobias (medo de situações específicas, animais, insetos, agulhas, andar de elevador ou avião), ansiedade social ( medo de não saber se comportar ou ser rejeitado em situações de interação social), transtorno de pânico ( sentimentos que trazem para a pessoa a sensação de que vai morrer ou enlouquecer), preocupações com a saúde (medo persistente com a saúde e sintomas físicos, mesmo que os exames digam o contrário) e ansiedade generalizada (preocupações exagerada e frequentes e sintomas físicos de ansiedade).
O que vai dizer se uma pessoa tem ou não um transtorno de ansiedade, são a frequência com que ela sente os sintomas, a intensidade dos sintomas e o quanto está interferindo em sua vida cotidiana.
Como é o tratamento?
O tratamento é feito através do acompanhamento psicológico, pelo menos uma vez por semana. Durante a terapia o paciente irá aprender a identificar quais são os gatilhos (eventos que desencadeiam a ansiedade), quais são os pensamentos que mais estão envolvidos e como lidar com eles de foma mais realista. A pessoa também aprenderá técnicas de relaxamento e respiração que ajudam no controle da ansiedade.
Em alguns casos também é necessário o uso de medicações associadas, mas somente o médico psiquiatra poderá indicar.
O transtorno de ansiedade, como qualquer outro transtorno não tem cura, mas tem como controlar e levar uma vida com bastante qualidade.
Psicóloga Edila Paula Oliveira Viana
CRP 06/63498
Comments