Por que sinto tanta ansiedade?
- Edila Paula Viana
- 20 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Por que minha ansiedade é tão elevada, por que me causa tantos problemas? Esta é uma pergunta bastante comum, que muitas pessoas se fazem diariamente. Imagino que você já deve ter percebido que algumas pessoas passam ilesas por situações que seriam insuportavelmente angustiante para outras. Que algumas pessoas se abalam muito pouco com um acontecimento enquanto outras se sentem muito desconfortáveis.
Dois fatores de vida são muito importantes para determinar o nível de ansiedade que uma pessoa pode sentir, são eles: vulnerabilidade e estresse.
Vulnerabilidade são os componentes biológicos, de desenvolvimento e personalidade que fazem com que uma pessoa se torne mais propensa a sentir ansiedade. As vulnerabilidades mais comuns são:
- Pais ou cuidadores que foram muito ansiosos
- Situações difíceis de vida (pobreza, traumas, abandono, morte de alguém próximo)
- Perfeccionismo
- Sensibilidade emocional
- Medo de errar
O segundo fator que está presente na ansiedade elevada, são as situações de estresse, neste caso seriam quaisquer situações que trariam um certo desequilíbrio para a vida. Podendo ser tanto situações ruins (desemprego, problemas de saúde, problemas financeiros), quanto
situações boas (viagem, casamento, nascimento de um filho).
Agora que você já conhece os fatores que interferem negativamente na ansiedade, reflita como os seus fatores de vulnerabilidade interagem com os seus estressores. Mas, lembre-se seus fatores de vulnerabilidade já fazem parte de você e provavelmente você não conseguirá mudar completamente. E que infelizmente não podemos excluir ou controlar todos as fontes de estresse de nossas vidas.
Por isso, o mais interessante seria repensar a forma como você reage ao estresse.
Comments